24 de set. de 2011

Los Angeles Times: O renascimento de Demi Lovato

Ela era aparentemente uma perfeita estrela adolescente da Disney. Então veio a ter um colapso público e encarou a reabilitação. Agora, a jovem artista canaliza a sua emocionante jornada de volta à saúde em seu novo álbum, "Unbroken".

Havia sempre uma desculpa - um amigo para ver, uma reunião comparecer, dormir para recuperar o sono perdido.

Há apenas um ano atrás, Demi Lovato era uma das mais rentáveis estrelas da Disney, cada movimento seu era examinado por uma equipe de manipuladores atentos. No entanto, quando um distúrbio alimentar e a automutilação ameaçaram arruinar a sua carreira, nem mesmo sua a equipe conseguiu ver o seu sangrento passado.

"Eu tinha aprendido a controlar e a manipular todos à minha volta e levá-los a acreditar que eu estava bem", lembrou Lovato, que chegou à fama como estrela da popular série do Disney Channel "Sonny With a Chance". "Eu ia trabalhar no meu programa de TV e, ao invés de começar a almoçar, eu ia fazer as minhas unhas, me bronzear, tirar um cochilo ou algo do tipo... Assim, ninguém estava grudado em mim."

Mas em Outubro passado, a máscara de Lovato finalmente caiu. Enquanto estava em uma turnê internacional com os Jonas Brothers, ela inesperadamente socou uma dançarina no rosto. (A explicação por trás da agressão física permanece desconhecida, apesar de um processo feito pela dançarina ter sido resolvido por uma quantia não divulgada em Dezembro.) A equipe de gestão de Lovato, que na época incluía o Sr. Kevin Jonas, pai dos Jonas Brothers, interviu, e foi aí quando os seus extensos problemas pessoais aparentemente vieram completamente à tona.

Assim, Lovato caiu fora da turnê e se internou na Timberline Knolls, um centro de tratamento residencial nos arredores de Chicago.

Enquanto muitas estrelas da casa do Mickey Mouse evitariam os holofotes depois de tal colapso em público, Lovato tem sido surpreendentemente franca sobre suas lutas. Desde que deixou o local em Janeiro, após três meses na reabilitação, ela tem estado aberta sobre seus problemas, que incluem bulimia e transtorno bipolar.

Aqueles 12 meses em uma jornada resultou em "Unbroken", seu terceiro álbum de estúdio que foi lançado terça-feira (20) e imediatamente se tornou o número 1 no iTunes. Ela vai fazer um show com ingressos esgotados no Club Nokia na sexta-feira.

A cantora começou a se distanciar das suas raízes Pop/Rock em "Unbroken", que tem mais uma influência R&B e inclui colaborações com Timbaland, Missy Elliott e Jason Derulo . Não que qualquer um deles pareça estar dando conta do crescimento musical de Lovato. Pois ao invés disso, o álbum serve como a representação mais tangível de sua transformação de uma perfeita rainha adolescente para uma jovem adulta mais ousada, sem medo de exibir seus defeitos.

Seu estilo também mudou: Principalmente as preciosas combinações de seu vestuário, uma vez que ela usava em seu programa de TV, um rosto relativamente livre de maquiagem e um sorriso cheio de dentes. Essa é a Lovato ainda emoldurada na parede da Hollywood Records, onde o último álbum da cantora está pendurado perto dos das suas colegas Selena Gomez e Hilary Duff.

Lovato estava presa na sede da gravadora por algumas horas na semana passada para fazer o trabalho promocional de “Unbroken”. Quando ela entrou em uma das salas de conferência do prédio, ela estava acompanhada por dois membros da sua equipe, incluindo seu padrasto que virou seu empresário, Eddie De La Garza.

Embora Lovato agora seja maior de idade e não esteja mais sob o olhar crítico do Disney Channel, ela está em muitos aspectos mais supervisionada do que nunca. Após cada refeição, ela se encontra com um adulto, o qual precisa ter a certeza de que ela está comendo corretamente.

"Às vezes, eu ainda penso nesse dia, 'Eu queria que eu não fosse tão vigiada," disse ela, olhando para a sua equipe de gestão e parecendo ter certeza de que ela não estava dando bola fora.

Lovato ganhou peso desde que saiu do tratamento — cerca de 13 quilos, diz ela. Na semana passada, sua figura estava em grande parte escondida sob uma combinação de roupas pretas e camadas de colares. Ela estava bronzeada, usava bastante delineador e parecia estar usando volumosas extensões de cabelo.

Ela já tem ouvido piadinhas públicas sobre a sua nova aparência. Depois que ela usou um vestido coladíssimo no Video Music Awards no mês passado, sua conta no Twitter foi inundada com os comentários absurdos sobre o seu peso.

Esse tipo de julgamento foi em parte o porquê, após o tratamento, Lovato ter decidido abandonar o seu lucrativo programa de televisão.

"Eu senti que estar na frente das câmeras como o meu primeiro trabalho não era a decisão mais inteligente", disse ela. "Na TV, você tem acessórios para o figurino, você tem quatro câmeras em você o tempo todo, e você está preocupado com seus ângulos, sua iluminação e com as suas filmagens."

Essa auto-análise foi aceita por Alan Sacks, produtor executivo dos dois filmes de TV de sucesso de Lovato com os Jonas Brothers, "Camp Rock" e sua continuação.

"Eu nunca soube de nada que estava acontecendo em relação ao seu peso", Sacks disse. "Ela nunca demonstrou nada para mim, a não ser amor e alegria."

Resta ver se a dramática vida pessoal de Lovato vai atrapalhar as suas gravações em uma legítima carreira adulta na música. Mas ela certamente tem muito apoio dentro de Hollywood.

"Mesmo que ela tenha passado por um momento difícil no ano passado, ela se colocou em uma posição ainda mais vulnerável ao estar sendo aberta e compartilhando essa parte da sua jornada com seus fãs," a nova amiga de Lovato, Kim Kardashian nos escreveu em um e-mail.

Em "Unbroken", Lovato volta um pouco ao passado. Uma canção chamada, "For the Love of a Daughter" – inicialmente prevista para ter sido lançada em seu álbum anterior – tem uma Lovato de 4 anos implorando para o seu pai "colocar a garrafa no chão" e questionando-o: "Como você pode... colocar suas mãos sobre aqueles que você jurou amar?"

"Alguns anos atrás, quando eu estava com o Disney Channel, eu não queria que os pais tivessem que explicar aos seus filhos a profundidade da letra", disse Lovato, parecendo relutar em mergulhar em um território mais emocional.

Durante anos, Lovato foi capaz de esconder a dor decorrente da sua criação. Quando ela gravou seu primeiro atual single, "Skyscraper", há mais de um ano atrás, ela se sentiu tão conectada com mensagem da canção que ela chorou no estúdio. "As pessoas pensaram que eu estava realmente incorporando a música", ela encolheu os ombros.

Na época, Lovato estava forçando ela mesma a vomitar depois de comer, o que danificou as suas cordas vocais, por culpa do refluxo ácido.

Depois do tratamento, Lovato regravou o single, mas optou por colocar a versão original em "Unbroken."

"Minha voz agora está diferente, mas não havia mais aquela mesma dor", disse ela. "Eu queria abrir o álbum com essa música, porque muitas pessoas estavam me esperando para falar sobre o que eu passei no ano passado. E eu queria que minha música fizesse a explicação."

Nenhum comentário:

Postar um comentário